Logo.png

Av Barão do Rio Branco, 704, Santa Clara, Santarém / Secretaria 93-99952-6604 / larsaovicente@larsvp.com.br

Bem-vindo ao Lar São Vicente de Paulo

 77 ANOS DE BONS SERVIÇOS À SOCIEDADE

 

Visitas.jpg
WhatsApp Image 2022-12-29 at 10.09.03.jpeg

VISITAS:

Durante a pandemia não serão permitidas visitas externas aos IDOSOS e/ou as instalações do LAR SÃO VICENTE. Porém, tão logo seja possivel, será uma honra recebê-lo para uma visita!

 

TEMPOS NORMAIS:

Podem desenvolver programações com IDOSOS: Colégios, Grupos, Faculdades e outras instituições. As atividades a seguir são as permitidas.

Brincadeiras lúdicas, jogos, dança, teatro e música

 

HORÁRIOS:

Manhã: 09:15 as 11:00

Tarde: 15:00 as 17:00

 

Projeto dia no lar.jpg

                                                                                                                                       ADOTE UM IDOSO

 

Venha passar um dia inteiro acompanhando um IDOSO

 

Entre em contato com a coordenação e agende uma data e venha conhecer nosso trabalho no passo a passo de cada dia. Faça essa experiência e repita quantas vezes quiser.

 

WhatsApp Image 2023-04-22 at 11.31.37 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-12-29 at 10.52.31 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-04-22 at 11.31.34.jpeg
WhatsApp Image 2023-04-27 at 17.01.41 (1).jpeg
Projeto meu velho amigo.jpg

PROJETO MEU VELHO AMIGO

 

Dentro do contexto Sócio Cultural e objetivando a inserir o entretenimento e a arte e cultura na vida dos idosos, surge o Festival Cultural “Meu Velho Amigo” é um projeto que surgiu no ano de 2017 como uma das ações direcionadas as comemorações de 70 anos do Lar São Vicente de Paulo.

O Projeto surgiu com o intuito de proporcionar a inserção social com a comunidade e lazer aos idosos do Lar São Vicente de Paulo através das diversas formas de expressão da arte e Cultura, bem como, sensibilizar a sociedade e poder público quanto ao seu papel e responsabilidades diante das necessidades da pessoa idosa.

É um projeto multicultural e oferece um leque de apresentações artísticas aos idosos, com Música, literatura através do Concurso de Poesia, Artes Plásticas e Artes Visuais.

São muitas as necessidades do ser humano para a sua sobrevivência. Assim como as necessidades básicas e fisiológicas, o ser humano tem necessidades ligadas ao meio social que são consideradas fundamentais para que sinta-se parte do meio em que vive.

O aumento da população idosa nos países em desenvolvimento trouxe grandes desafios e gargalos gerados diante das necessárias que esta população apresenta, principalmente em países que ainda não possuem a estrutura necessária para atendê-los.

Segundo o IGBE entre 2012 e 2017 a quantidade de idosos cresceu em média 18% em todas as unidades da Federação. E até 2060, um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos.

Diante das lacunas existentes, devido a grande necessidade relacionada aos idosos, algumas instituições e a sociedade civil atuam em parceria com os governos com objetivo de atender parte dessa demanda.

Dentro deste contexto o Lar São Vicente de Paulo realiza há 74 anos um trabalho direcionado aos idosos, acolhendo estas pessoas em situação vulnerável e oferecendo assistência em moradia, saúde e cuidados especiais necessários.

Conforme citamos acima, existe a necessidade de promover a socialização dos idosos para que sintam-se parte do meio em que vivem. E com este objetivo surgiu o Projeto Cultural “Meu Velho Amigo” no ano de comemoração dos 70 anos da instituição em 2017 .

Este projeto visa além da socialização dos idosos com a comunidade. Ele tem como objetivo também levar o entretenimento e cultura para este público através das diversas formas de expressão da Arte e Cultura.

Musica e cultura.jpg
Nossa cultura.jpg

PROJETO MEU VELHO AMIGO

 

Em 2021, o projeto foi realizado por meio da Lei Federal Aldir Blanc, via edital da Secretaria Municipal de Cultura  e deu oportunidade a vários artistas, bem como acesso a sociedade através do facebook da instituição.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar a inserção social dos moradores do Lar São Vicente de Paulo com a comunidade, através das diversas formas de expressão da arte e Cultura, bem como, sensibilizar a sociedade e poder público quanto ao seu papel e responsabilidades diante das necessidades da pessoa idosa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oferecer lazer e entretenimento aos idosos através de aulas de canto e de um evento multicultural;
  • Inserir a arte e cultura no cotidiano dos moradores do Lar São Vicente de Paulo
  • Proporcionar a interação entre os idosos do Lar São Vicente e a sociedade;
  • Levar alegria aos idosos da participação direta deles no projeto através da participação coral musical;
  • Sensibilizar a sociedade e poder público quanto ao seu papel relacionado aos idosos;
  • Oportunizar a reflexão da sociedade com o concurso de poesia;

Agradecemos em nome do Pe. Alaelson que preside o Lar São Vicente de Paulo que é grande incentivador e articulador do projeto cultural da instituição.

  • À Escola Municipal de Ensino Fundamental Brigadeiro Eduardo Gomes;
  • Ao Diretor: João da Silva Magalhães
  • Vice Diretora: Maria do Carmo
  • Coordenação Pedagógica: Talita Rocha e Raimundo Bentes
  • Aldenira Oliveira, Professora do AEE- Atendimento Educacional Especializado que nos ajudou na articulação com a escola.
  • Aos alunos por participarem com a gente.
  • À musicoterapeuta Adria Juliana
  • E agradecemos a Secretaria Municipal de Cultura que através da Lei Aldir Blanc nos selecionou via edital e proporcionou a realização do projeto cultural “Meu Velho Amigo.
Projeto EnvelheSer.jpg
Envelhecer.png

 

 

 

 

Projeto EnvelheSer

 

O Projeto EnvelheSer surgiu em 2016, com intuito de ajudar os idosos residentes no Lar São Vicente de Paulo. Atualmente o projeto é parte da Universidade do Estado do Pará como um Projeto de Extensão onde acadêmicos de diversas áreas e instituições além da população externa, participam. Cerca de 28 voluntários fazem parte das nossas ações sociais, onde oportunizamos a junção entre o Lar e a população santarena. Todas as nossas campanhas são de cunho voluntario e sem fins lucrativos. Todos os anos realizamos seleção para novos voluntários e criamos sempre novas campanhas. 

Sede do Projeto: UEPA Campus Santarem.